sábado, 23 de junho de 2012

RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I


                                                     
FACULDADE METROPOLITANA
União de Ensino Superior da Amazônia Ocidental S/C Ltda – UNNESA
 Autorização de Funcionamento. – Portaria Ministerial nº 2075/02 – DOU 19/07/02.





MARILDA BEZERRA CAVALCANTE












                 RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I



















PORTO VELHO
2012

MARILDA BEZERRA CAVALCANTE


















RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I




Trabalho elaborado para avaliação final da disciplina de Estagio Supervisionado I. do quarto período do Curso de Pedagogia, da Faculdade Metropolitana.



DOCENTE: PROFª ESPEC. SHIRLENY DE OLIVEIRA GUILLEN.




PORTO VELHO
2012
    

  RESUMO
   Através do estágio são enfatizados vários pontos relevantes e indispensáveis que existirá neste trabalho como, por exemplo, a conceituação do que é o Estágio Supervisionado, conhecer mais o local do estágio, experiências que o mesmo proporcionou, quais as etapas que um estágio deve ter e caracterizá-los, resultados bons ou ruins ou os dois quais atividades realizadas que foram proporcionada para os alunos da Educação Infantil, relatos verídicos, conclusões sobre o período que estava no campo. Anexos de assinaturas de docentes, fotos de atividades, entrevistas com professores, a participação de um estagiário eficaz faz toda uma diferença na Educação.
Segundo FAZENDA (1991),
O Estágio Supervisionado deve ser considerado um instrumento fundamental no processo de formação. Poderá auxiliar o aluno a compreender e enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para a formação de sua consciência política e social, unindo teoria e prática. A prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria da graduação, pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil aquisição de conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática o graduando se desenvolve como profissional de licenciatura.

         Oportunizando ao aluno do Curso de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado visando uma formação integral de conformidade com a Legislação vigente, bem como, proporcionar aos licenciados a intervenção pedagógica, elaboração e execução de projetos didáticos interdisciplinares a ser desenvolvido durante a realização do estágio contemplará as seguintes etapas: observação, participação e regência com 4 horas semanal. Esse Estágio conta também com o Projeto Recontando Contos na Educação Infantil que será realizado durante a fase de regência.












  












                                                                   Não se pode falar de Educação sem amor
                      
                                  Paulo Freire


SUMÁRIO


INTRODUÇÃO.............................................................................................................6
1 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................7
1.1 LOCAL DO ESTÁGIO............................................................................................7
1.2 OBJETIVOS...........................................................................................................8
1.2.1 OBJETIVOS GERAL-..........................................................................................8
1.2.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS E METODOLOGIA................................................9
 2. METODOLOGIA......................................................................................................9
3. ETAPAS DA PESQUISA........................................................................................10
3.1 OBSERVAÇÃO....................................................................................................10
3.2 PARTICIPAÇÃO...................................................................................................12
3.3 REGÊNCIA...........................................................................................................13
CONCLUSÃO.............................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
ANEXOS.....................................................................................................................18

INTRODUÇÃO
 
      O componente curricular Estágio Supervisionado em Educação Infantil visa oferecer a base necessária para a reflexão e a prática do exercício da profissão de professor de educação infantil. É de suma importância para os acadêmicos, pois oferece - lhes a oportunidade de vivenciar a prática da profissão enriquecendo a formação acadêmica.  Nesta perspectiva, a pesquisa é um instrumento necessário para a concretização do estágio, pois, ainda segundo Pimenta e Lima (2004, p.114), é esta que vai,
                                     “[...] apontando novas possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os professores formadores, que são convocados a rever suas certezas, suas concepções do ensinar e do aprender e seus modos de compreender, de analisar, de interpretar os fenômenos percebidos nas atividades de estágio”.
    O  presente relatório vem expor as fases do estagio supervisionado em educação infantil, com os objetivos de orientar e oportunizar aos alunos de pedagogia a realidade da pratica docente ao qual se destinam profissionalmente. Também incorporar novos conhecimentos e habilidades, desenvolvendo sua postura profissional. 

1-DESENVOLVIMENTO
 
      A prática do Estágio Supervisionado  começou no dia 07 de março de 2012, na Escola Estadual de Ensino Infantil Marise  Castiel, localizada na Rua: Piedoso com José de Alencar, no Bairro Pedrinhas. Neste dia   nossos olhos ficaram atentos, mente concentrada, observando e analisando tudo  que existe na escola e principalmente dentro da sala de aula, onde estão os  alunos, com a idade de 5 anos a creche.
A prática é de grande importância para que possamos vivenciar a realidade dos alunos e professores na escola. Ao observamos adquirimos experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria prática. A monitoria  em realidades diversas como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro profissional.  O presente trabalho visa fortalecer a relação teoria e prática  baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida acadêmica, profissional e pessoal.Em síntese,não é a aprendizagem que deve se ajustar ao ensino,mas sim o ensino que deve potencializar a aprendizagem(PCNs.vol.1,1997).

1.1  LOCAL DO ESTÁGIO

A Escola Estadual de Educação Infantil Profª Marise Castiel surgiu das aspirações do saudoso Governador do Estado de Rondônia, Sr. Jorge Teixeira de Oliveira, e de sua Esposa Aída Teixeira.
Inaugurada no dia 15 de abril de 1984 a mesma era administrada pela Associação dos Servidores Públicos de Rondônia ( ASPRON) como o objetivo de proporcionar as crianças, filhos de funcionários públicos, atendimento global, dentro de uma estrutura biopsicossocial,   tempo sem atender crianças. Com esforço e dedicação a Professora Claudete Cardoso Ferreira, conseguiu o funcionamento da mesma  em período integral e meio período, no horário de 7h30min as 18h00min. Tendo a Professora Claudete, como diretora a qual faleceu no dia 22 de janeiro de 1995. As crianças recebiam alimentação 04(quatro) vezes ao dia através da Divisão
                                                                                                                  

 de Alimentação Escolar, juntamente com a Secretaria de Estado da Educação. No quadro atual da escola encontram 30 (trinta) professores, sendo estadual, federal e emergencial. A formação dos mesmos é de Pedagogia, onde tem professores com especialização em Psicopedagogia e Educação Especial, como tem uma sala adaptada.A Escola é organizada da seguinte forma atende alunos (as) na faixa  de 02 (dois) a 05 (cinco) anos idade. Tendo creche – para alunos de 02 (dois) Maternal I e 03 (três) anos Maternal II. Organizado da seguinte forma duas turmas do Maternal I no período matutino e três turmas no período vespertino, totalizando cinco turmas. O Maternal II tem duas turmas no período matutino e três turmas no período vespertino, totalizando cinco turmas, em geral com 490 alunos (as) em media matriculados na Escola.
            No Pré-escolar encontramos quatro turmas de 04 (quatro) anos Pré I, no período vespertino e quatro turmas de 05 (cinco) anos no Pré II, no período matutino, totalizando 240 (duzentos e quarenta) alunos (as) em média na Pré-escola e sete crianças matriculadas na Sala de Estimulação – 02 (duas) no período matutino e 05 (cinco) no período vespertino 250( duzentos e cinqüenta )
        Os alunos (as) são do sexo feminino e masculino, residem em diferentes bairros próximos à escola e uma pequena minoria em bairros mais distantes.                     
       A grande maioria  de nossos alunos (as) é  de família de classe econômica média e baixa, havendo grande procura pelas mães,muitas vezes chefe de família em consonância com a sociedade, que vivemos hoje.

1.2  OBJETIVO
 1.2.1 OBJETIVO GERAL
  Oportunizar ao aluno do Curso de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado visando uma formação integral de conformidade com a Legislação vigente, bem como, proporcionar aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação nas atividades extracurriculares e regência de aulas, intervenção pedagógica, elaboração e execução de projetos didáticos interdisciplinares a ser desenvolvido durante a realização do estágio. 


                                                                                                                                                                    
1.2.2 OBJETIVOS  ESPECÍFICOS                                                                                     
·         Orientar e acompanhar os acadêmicos  do Curso de Pedagogia, em seus estágios.
·         Oportunidade ao aluno de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo formado;
·         Possibilitar reflexão, análise e questionamento sobre a realidade e confrontar com as teorias estudadas no curso;
·         Incorporar novos conhecimentos e habilidades úteis ao exercício da profissão docente na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.
  • Desenvolver no aluno postura profissional comprometida com a identificação da realidade socioeconômica e cultural local, e respeito pelos sujeitos dessa realidade;
  • Capacitar para a elaboração de planejamentos, Relatórios  e instrumentos de avaliação das atividades, Elaborar Relatório Geral de Estágio, com as experiências vivenciadas em campo. 
2. METODOLOGIA .
            Com o Projeto Recontando Contos na Educação Infantil que foi realizado durante a fase de regência, oportunizou aos acadêmicos a vivenciarem o processo de ensino-aprendizagem partindo do concreto, da realidade e necessidade dos alunos, levando até eles o lúdico como instrumento de ensino, utilizando-se dos contos para isso.  Contou também com a disciplina em  Supervisionado em Educação Infantil ocorreu com a participação dos acadêmicos do curso de pedagogia, 4° período, direcionado a um público-alvo formado por alunos com idade entre 2 anos a 5 anos.                                                                                                                                                                                                                                         
 O estagio contemplou as seguintes etapas: observação, participação e regência com 4 horas semanal, sendo na quarta- feira. Iniciou-se no dia 07- 03- 2012, com a seguinte carga horária:                                            
·         Apresentação da Disciplina Prática de Estágio – 4 horas na Faculdade Metropolitana;
·         Estágio de Observação – 14 horas na Escola Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·         Estágio de Participação –16 horas na Escola Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·         Estágio de Regência – 20 horas na Escola Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·         Orientações e entrega do relatório final – 30 horas na Faculdade Metropolitana, totalizou uma carga horária de 80 horas.
3. ETAPAS DA PESQUISA
3.1 OBSERVAÇÃO
            No primeiro dia de estagio, conhecemos as dependências da Escola Estadual de Educação Infantil Marise Castiel, na qual desenvolveremos o estagio supervisionado com as seguintes etapas: observação, participação e regência. Na fase de observação, apenas observaremos e faremos anotações da mesma. A escola conta com um corpo docente de 30 professores (as), 18 turmas de alunos (as), 1 sala para atendimento a crianças especiais, com 2 professoras especialistas. Conta também com 1 refeitório, 1 parque, 1 brinquedoteca, as salas dos professores, direção, supervisão, APP (Associação de Pais e Professores), enfermaria, cozinha, secretaria, recepção e vigia. O horário de chegada dos alunos são 13h30min e o da saída são 17h30mins. No primeiro dia de observação, observou-se uma turma de Pré II (4 anos), as crianças estavam bem curiosas e agitadas por saberem que tinha pessoa nova na sala de aula, logo no inicio da aula as crianças foram apresentadas a Estagiaria Marilda e que iriam ter com elas todas as quartas-feiras a presença da mesma. A expressão do rosto de cada criança era de alegria e curiosidade, a professora Amanda cantou musicas infantis com os alunos, trazendo a felicidade, tranqüilidade, participação dos alunos ao cantarem as musicas, depois de terem acabado de cantarem foi feito uma oração agradecendo a Deus por tudo que proporciona na vida das pessoas. Depois a docente introduziu falando sobre o que estava em volta da sala, às crianças falaram sobre o reconhecimento das letrinhas e até podemos observar a importância que deve ter a letra do nomes deles na sala de aula para aprendizagem dos alunos, foi falado da chamadinha que é importante também, as cadeiras e tudo que estava na sala de aula eles falaram, depois os mesmos desenharam e pintaram coordenação motora fina. Logo em seguida as crianças foram em fila para o refeitório para o lanche delas foram e voltaram comportadas, depois de lancharem foram para o pula-pula,os  pais  chegaram para buscar os filhos. A importância da rotina é esse depois de lancharem foram para que os alunos possam saber e aceitar o que é proposto pelo professor dia de quarta-feira é dia de ir para o pula-pula só não vão se não se comportarem adequadamente. No segundo dia de estágio a docente fez as atividades de Hábitos de higiene  de acordo com a rotina de quarta-feira, teve o momento do canto, da oração, do lanche e do pula-pula,  e foi ensinado aos alunos sobre artistas de grandes e belas pinturas que existe e existiram no Brasil, e foi  trabalhado Artes com eles, pintaram com lápis, com pincel, mas o importante é que eles aprenderam  o que é artes e quem foram os grandes artistas de belas obras.
                 No terceiro dia os mesmos aprenderam sobre a importância da primeira  letrinha do nomes deles. Foi observado que as crianças apesar de serem pequenas devem ser ensinadas a saber o que é certo e errado, a aprender o saber de acordo com suas capacidades físicas, biológicas e emocionais, esse dever está nas mãos de professores que gostam e ensinam por amor, o educador quando escolhe essa área deve está consciente de que tem um papel fundamental para modificar a vida dessas pequenas crianças, com certeza existe professores que não comprem com seu chamado, não tem paciência , não tem carinho e o principal o amor para transformar pessoas em seres pensantes, críticos, políticos e com opiniões próprias.Foi proporcionado um saber diversificado através do Estágio de Observação, sobre como agir na sala de aula, como ser, como existem professores que amam o que fazem e aqueles que estão cansados, exausto e acabam que descontando nas crianças, mas ai  que entra todo o diferencial para fazer a diferencia e propor o melhor para cada criança do nosso País.
                  De acordo com o que se foi observado podemos avaliar essa forma de ensino como não satisfatória, pois os temas audiovisuais selecionados, na sua maioria, são de conteúdo de desenho animado e não aproveitado para a aprendizagem dos alunos, de forma que se torna vazia a utilização deste recurso. 
            O lúdico é muito importante na alfabetização, mas deve-se saber como aplicá-lo para que não se torne apenas diversão. 
            Segundo Piconez e Fazenda (1991) os Estágios Supervisionados” são uma parte importante da relação trabalho-escola, teoria e prática, e podem representar o elo de articulação orgânica com a própria realidade.”
                                                                                                                             
3.2  PARTICIPAÇÃO



  A  prática do Estágio de Participação na sala de aula deu- se no inicio no dia 28 de março, juntamente com a docente e os alunos,  mais animados. Como o estagio é de participação cantamos  com eles, a oração de abertura para começar o dia bem melhor, depois a professora falou sobre a importância de alguns símbolos da páscoa como: o coelho, vela,uva, girassol, ovo da páscoa, falou para eles o que cada um representava, depois foram em fila para o lanche cantando e todos felizes, depois voltaram para a sala e foram ouvir e cantar a musica do coelhinho da páscoa e depois assistiram o filme Sherek na sala é muito importante eles assistirem o filme pois desenvolve e estimula a curiosidade e o pensar. Depois brincaram com a massa de modelar, enquanto eles criavam e desenvolvia a coordenação motora fina,     dada à hora dos pais pegarem seus filhos, ao participar das atividades curriculares estavam com dificuldade  físicas e quando os alunos iam para tomar água, ficavam  brincando deixando a torneira aberta,achou  por bem falar sobre a importância da água para o ser humano e que não podem desperdiçar a água.É de grande importância para o planeta. Foi observado que as crianças apesar de serem pequenas devem ser ensinadas a saber o que é certo e errado, a aprender o saber de acordo com suas capacidades físicas, biológicas e emocionais, esse dever está nas mãos de professores que gostam e ensinam por amor, o educador quando escolhe essa área deve está consciente de que tem um papel fundamental para modificar a vida dessas pequenas crianças, com certeza existe professores que não cumpre com seu chamado, não tem paciência , não tem carinho e o principal o amor para transformar pessoas em seres pensantes, críticos, políticos e com opiniões próprias.
   Foi proporcionado um saber diversificado através do Estágio de Observação   Sobre como agir na sala de aula, como ser, como existi professores que amam o que fazem e aqueles que estão cansados, exausto e acabam que descontando nas crianças, mas ai que entra todo o diferencial para fazer a diferencia e propor o melhor para cada criança do nosso País.
O cuidado com o ambiente físico da escola também é de suma importância para o desenvolvimento da aprendizagem, pois, como afirmou Portela, (2001. p. 175):
        Tudo na escola deve ser feito para educar. Tudo. Assim, a sujeira deseduca, o abandono deseduca, a desorganização deseduca. Por outro lado, a limpeza educa, a organização educa, as paredes educam, os quadros educam, as plantas educam. Por isso a estrutura física para mim é importante para a visualização da seriedade do processo e da concepção que se tem da escola.
                                                                                                                                                                                                                                                                 3.3 REGÊNCIA

   A prática do Estágio na regência na sala de aula deu- se inicio no dia 25 de Abril, juntamente com a docente e os alunos propiciaram uma grande     oportunidade de aprendizado à acadêmica Marilda do curso de pedagogia, de como atuar na sala de aula, quais conteúdos devem ser passados para os alunos da devida idade, a coerência que deve ter o planejamento que é importantíssimo para uma prática pedagógica, a metodologia que tem que ser eficaz e atrativa.
 No primeiro dia da regência iniciei atividades   cantando   músicas com os alunos,  depois fizemos a oração para começar a aula os alunos prestaram bastante atenção. Aula oferecida a eles o ensino dado aos docentes foi o conhecimento de história de contos que eles interagiram comigo a história do Três porquinhos. O Estágio Supervisionado da habilitação dos cursos de Pedagogia já é por si só, um desafio.
 De acordo com Pimenta (1997) o Estágio Supervisionado são “as atividades que os alunos deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de trabalho”. Depois perguntamos quantos eram os porquinhos eles foram respondendo a pintura oferecidas a eles e ficou muito divertido. Neste dia teria reunião com os Pais, seria as entrega das atividade do bimestre.
Nos segundo dia de aula começamos com musica e uma pequena oração a aula  seria de ciências a importância do higiene bocal foi dinâmica e todos poderá aprender um pouco mais, depois foram escovar os dentinhos que muito importante para o higiene dental.  No terceiro dia com a chegada dos alunos as atividades foram com musica e oração, neste dia a aula era de matemática, conhecendos os números de 0 á 10, ficaram empolgados e participativos, com uma historia do livro de pano.  No quarto dia falamos a importância do meio ambiente de preservar o nosso planeta terra, quando o lixo que nós jogamos no chão, sendo na escola, no pátio ou mesmo em casa. As crianças ficaram bem participativas, nós caminhamos com eles para o pátio para encontra lixos que estavam no espaço da escola ficou super interesante a aula sobre meio ambiente ,achamos copos de plásticos, garrafas de pet e também lata de refrigerante. Ah! isso a professora Marilda tinha colocado antes no pátio da escola.
 No quinto dia começamos as atividades com as crianças, depois cantamos fizemos a oração, começamos a aula contanto uma história do alfabeto, cada um tem uma família como nós, atividade foi um banco foi bem  dividido terminando a aula, resolvemos ir para o pátio escrever o nomes dele com giz no chão depois poderá brincar, então voltando lavamos a mão parar irmos lanchar, voltamos para sala para esperar os pais.  A utilização dos recursos visuais (cartaz, fotos, etc.) auxilia muito o trabalho do professor e facilita a absorção do assunto abordado. No que se refere à formação, não apenas dos professores, mas de todos os profissionais que vivenciam o ambiente escolar, entende-se que a postura de buscar formar-se e informar-se está relacionada diretamente a um investimento pessoal, que visa a construção, também de uma identidade profissional, como afirma Nóvoa  (1992, p. 25): 
 [...] estar em formação implica em investimento pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos e sobre os projetos próprios, com vistas à construção de uma identidade, que é também, uma identidade profissional. No caso da formação docente, o desenvolvimento profissional, significa produzir a profissão, estimulando o desenvolvimento autônomo e contextualizado pois, profissionais competentes tem capacidade de auto-desenvolvimento reflexivo. O que viabiliza a reconstrução constante e permanente da identidade do professor.
Essas questões sobre formação docente estão intrinsecamente relacionadas à qualidade na educação, pois como diz, Bruno; Almeida e Laurinda (2006, p. 25).
A discussão sobre formação docente é antiga e, ao mesmo tempo atual [...] a formação de professores tem se apresentado como ponto nodal das reflexões sobre qualidade do ensino, evasão e reprovação [...] por seu significado de ampliação do universo cultural e científico daquele que ensina, dadas as necessidades e exigências culturais e tecnológicas da sociedade.
CONCLUSÂO
          O estágio proporcionou análise de observação como um profissional é na prática, adquire uma melhor forma de interpretar a realidade no âmbito escolar e assim entendendo a sociedade como um todo, podendo avaliar a si próprio como futuro professor e revendo algumas práticas educacionais. O mais importante seguir é uma teoria de aprendizagem de grandes educadores e estudiosos da educação ou tendo a nossa própria teoria de como educar com êxodo um ser humano ensinando valores morais, ética e possibilitando vários saberes na educação. Por meio estes, pôde ter colocado tudo o que aprendemos na pratica e percebemos como é gratificante está ajudando de alguma forma às professoras e principalmente as crianças, também é de grande aproveitamento para o conhecimento das acadêmicas como futuras professoras. Participar como sujeitos de construção de pensamentos, valores, é uma forma de amor, competência, consciência e profissionalismo. O estagio proporciona tudo isto e também uma experiência vivida na sala de aula com os alunos, professores, gestores  e pais.
    Na visão de Fazenda (1991) “o Estágio Supervisionado traz em si uma expectativa de quadro final, no qual todos os problemas e deficiências apresentados durante o curso têm uma chance de ser pelo menos discutidos. Apesar de as professoras atuantes no local do estágio saberem e conhecerem a sua fundamental importância, pois passaram pela mesma situação, criam grandes dificuldades para os estagiários na sala de aula. Elas não querem permitir que outra pessoa conduza seus alunos e se sentem ameaçadas.
 Com todos esses empecilhos impostos pela escola, os educando de pedagogia não devem desanimar e nem desistir da prática da docência, pois educar não tem preço e o carinho que as crianças adquirem pelo professor, mesmo temporário, é imenso e faz valer à pena o Estágio Supervisionado. A prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria da graduação, pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil aquisição de conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática o graduando se desenvolve como profissional de licenciatura. 
Deve estar fundamentada na busca por ensinar e não apenas transferir conhecimentos como se fosse “pacotes sucateados” como cita Demo (1992, p. 153):   
[...] ensinar já não significa transferir pacotes sucateados, nem mesmo significa meramente repassar o saber. Seu conteúdo correto é motivar o processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado, competente. Trata-se, não de cercear, temer, controlar a competência de quem aprende, mas de abrir-lhe a chance, na dimensão maior possível.  Não interessa o discípulo, mas o novo mestre. Entre o professor e o aluno não se estabelece apenas hierarquisação verticalizada, que divide papéis pela forma do autoritarismo, mas sobretudo confronto dialético. Este alimenta-se da realidade histórica formada por entidades concretas que se relacionam de modo autônomo, como sujeitos sociais plenos.


REFERÊNCIAS

 ANDRADE, Maria Margarida de – Introdução à metodologia do trabalho científico. 7ªed., 2ª tiragem. São Paulo: Ed. Atlas, 2005.

 ___________, Ministério da Educação. Referencial curricular nacional para a educação infantil: estratégias e orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais especiais. /– Brasília: MEC, 2000. 22 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf_esp_ref.pdf. Acesso: 23 de abril de 2012
 ___________,LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL
DISONÍVEL EM HTTP.\\arquivos pdf\ldf\ldb.pdf.acesso em 25 de abril de 2012

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes... [ET AL.]; PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.).
 A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus,

  DEMO,Pedro.Desafios modernos da educação.Petropolis:Vozes,1993.

  NÓVOA.António(coord.).Os professores e suas formação: Lisboa:publicações Dom    Quixote/IIE,1992.                                                                                                                                         
 











                                                                                                                                                                

























5 comentários: