FACULDADE
METROPOLITANA
União
de Ensino Superior da Amazônia Ocidental S/C Ltda – UNNESA
Autorização de
Funcionamento. – Portaria Ministerial nº 2075/02 – DOU 19/07/02.
MARILDA BEZERRA CAVALCANTE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO I
PORTO
VELHO
2012
MARILDA BEZERRA CAVALCANTE
RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
Trabalho elaborado para avaliação
final da disciplina de Estagio Supervisionado I. do quarto período do Curso de
Pedagogia, da Faculdade Metropolitana.
DOCENTE:
PROFª ESPEC. SHIRLENY DE OLIVEIRA GUILLEN.
PORTO VELHO
2012
RESUMO
Através do estágio são enfatizados vários
pontos relevantes e indispensáveis que existirá neste trabalho como, por
exemplo, a conceituação do que é o Estágio Supervisionado, conhecer mais o
local do estágio, experiências que o mesmo proporcionou, quais as etapas que um
estágio deve ter e caracterizá-los, resultados bons ou ruins ou os dois quais
atividades realizadas que foram proporcionada para os alunos da Educação
Infantil, relatos verídicos, conclusões sobre o período que estava no campo.
Anexos de assinaturas de docentes, fotos de atividades, entrevistas com
professores, a participação de um estagiário eficaz faz toda uma diferença na
Educação.
Segundo FAZENDA (1991),
O Estágio Supervisionado deve ser
considerado um instrumento fundamental no processo de formação. Poderá auxiliar
o aluno a compreender e enfrentar o mundo do trabalho e contribuir para a
formação de sua consciência política e social, unindo teoria e prática. A
prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria da graduação,
pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil aquisição de
conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática o graduando
se desenvolve como profissional de licenciatura.
Oportunizando ao aluno do Curso de
Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual está sendo
formado visando uma formação integral de conformidade com a Legislação vigente,
bem como, proporcionar aos licenciados a intervenção pedagógica, elaboração e
execução de projetos didáticos interdisciplinares a ser desenvolvido durante a
realização do estágio contemplará as seguintes etapas: observação, participação
e regência com 4 horas semanal. Esse Estágio conta também com o Projeto
Recontando Contos na Educação Infantil que será realizado durante a fase de
regência.
Não se pode falar de Educação sem amor
Paulo Freire
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................6
1
DESENVOLVIMENTO...............................................................................................7
1.1 LOCAL DO
ESTÁGIO............................................................................................7
1.2
OBJETIVOS...........................................................................................................8
1.2.1 OBJETIVOS GERAL-..........................................................................................8
1.2.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS E
METODOLOGIA................................................9
2.
METODOLOGIA......................................................................................................9
3. ETAPAS DA
PESQUISA........................................................................................10
3.1
OBSERVAÇÃO....................................................................................................10
3.2
PARTICIPAÇÃO...................................................................................................12
3.3
REGÊNCIA...........................................................................................................13
CONCLUSÃO.............................................................................................................15
REFERÊNCIAS..........................................................................................................17
ANEXOS.....................................................................................................................18
INTRODUÇÃO
O componente
curricular Estágio Supervisionado em Educação Infantil visa oferecer a base
necessária para a reflexão e a prática do exercício da profissão de professor
de educação infantil. É de suma importância para os acadêmicos, pois oferece -
lhes a oportunidade de vivenciar a prática da profissão enriquecendo a formação
acadêmica. Nesta
perspectiva, a pesquisa é um instrumento necessário para a concretização do
estágio, pois, ainda segundo Pimenta e Lima (2004, p.114), é esta que vai,
“[...] apontando novas
possibilidades de ensinar e aprender a profissão docente, inclusive para os
professores formadores, que são convocados a rever suas certezas, suas
concepções do ensinar e do aprender e seus modos de compreender, de analisar,
de interpretar os fenômenos percebidos nas atividades de estágio”.
O presente
relatório vem expor as fases do estagio supervisionado em educação infantil,
com os objetivos de orientar e oportunizar aos alunos de pedagogia a realidade
da pratica docente ao qual se destinam profissionalmente. Também incorporar
novos conhecimentos e habilidades, desenvolvendo sua postura profissional.
A prática do Estágio Supervisionado começou no dia 07 de março de 2012, na Escola
Estadual de Ensino Infantil Marise
Castiel, localizada na Rua: Piedoso com José de Alencar, no Bairro
Pedrinhas. Neste dia nossos olhos
ficaram atentos, mente concentrada, observando e analisando tudo que existe na escola e principalmente dentro
da sala de aula, onde estão os alunos,
com a idade de 5 anos a creche.
A prática é de grande importância para que possamos vivenciar a
realidade dos alunos e professores na escola. Ao observamos adquirimos
experiência, quando questionamos, sanamos dúvidas antes mesmo de nossa própria
prática. A monitoria em realidades
diversas como temos efetivado, é de grande riqueza cultural e para um futuro
profissional. O presente trabalho visa
fortalecer a relação teoria e prática
baseado no principio metodológico de que o desenvolvimento de
competências profissionais implica em utilizar conceitos adquiridos, na vida
acadêmica, profissional e pessoal.Em síntese,não é a aprendizagem que deve se
ajustar ao ensino,mas sim o ensino que deve potencializar a
aprendizagem(PCNs.vol.1,1997).
A Escola Estadual de Educação Infantil Profª Marise Castiel
surgiu das aspirações do saudoso Governador do Estado de Rondônia, Sr. Jorge
Teixeira de Oliveira, e de sua Esposa Aída Teixeira.
Inaugurada no dia 15 de abril de 1984 a mesma era
administrada pela Associação dos Servidores Públicos de Rondônia ( ASPRON) como o objetivo de
proporcionar as crianças, filhos de funcionários públicos, atendimento global,
dentro de uma estrutura biopsicossocial,
tempo sem atender crianças. Com esforço e dedicação a
Professora Claudete Cardoso Ferreira, conseguiu o funcionamento da mesma em período integral e meio período, no
horário de 7h30min as 18h00min. Tendo a Professora Claudete, como diretora a
qual faleceu no dia 22 de janeiro de 1995. As crianças recebiam alimentação
04(quatro) vezes ao dia através da Divisão
de Alimentação Escolar, juntamente com a
Secretaria de Estado da Educação. No quadro atual da
escola encontram 30 (trinta) professores, sendo estadual, federal e
emergencial. A formação dos mesmos é de Pedagogia, onde tem professores com
especialização em Psicopedagogia e Educação Especial, como tem uma sala
adaptada.A Escola é organizada da seguinte forma atende alunos
(as) na faixa de 02 (dois) a 05 (cinco)
anos idade. Tendo creche – para alunos de 02 (dois) Maternal I e 03 (três) anos
Maternal II. Organizado da seguinte forma duas turmas do Maternal I no período
matutino e três turmas no período vespertino, totalizando cinco turmas. O
Maternal II tem duas turmas no período matutino e três turmas no período
vespertino, totalizando cinco turmas, em geral com 490 alunos (as) em media
matriculados na Escola.
Os alunos (as) são do sexo feminino e masculino, residem em diferentes
bairros próximos à escola e uma pequena minoria em bairros mais distantes.
A grande maioria de nossos alunos
(as) é de família de classe econômica
média e baixa, havendo grande procura pelas mães,muitas vezes chefe de família
em consonância com a sociedade, que vivemos hoje.
1.2 OBJETIVO
·
Orientar
e acompanhar os acadêmicos do Curso de Pedagogia, em seus estágios.
·
Oportunidade
ao aluno de Pedagogia contato direto com a realidade de trabalho para a qual
está sendo formado;
·
Possibilitar
reflexão, análise e questionamento sobre a realidade e confrontar com as
teorias estudadas no curso;
·
Incorporar
novos conhecimentos e habilidades úteis ao exercício da profissão docente na
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial.
- Desenvolver no
aluno postura profissional comprometida com a identificação da realidade
socioeconômica e cultural local, e respeito pelos sujeitos dessa
realidade;
- Capacitar para
a elaboração de planejamentos, Relatórios e instrumentos de
avaliação das atividades, Elaborar Relatório Geral de Estágio, com as
experiências vivenciadas em campo.
Com o
Projeto Recontando Contos na Educação Infantil que foi
realizado durante a fase de regência, oportunizou aos acadêmicos a
vivenciarem o processo de ensino-aprendizagem partindo do concreto, da
realidade e necessidade dos alunos, levando até eles o lúdico como instrumento
de ensino, utilizando-se dos contos para isso.
Contou também com a disciplina em Supervisionado em Educação Infantil ocorreu
com a participação dos acadêmicos do curso de pedagogia, 4° período,
direcionado a um público-alvo formado por alunos com idade entre 2 anos a 5
anos.
O estagio contemplou as seguintes etapas:
observação, participação e regência com 4 horas semanal, sendo na quarta-
feira. Iniciou-se no dia 07- 03- 2012, com a seguinte carga horária:
·
Apresentação da Disciplina Prática de Estágio
– 4 horas na Faculdade Metropolitana;
·
Estágio de Observação – 14 horas na Escola
Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·
Estágio de Participação –16 horas na Escola
Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·
Estágio de Regência – 20 horas na Escola
Estadual de Educação Infantil Marise Castiel;
·
Orientações e entrega do relatório final – 30
horas na Faculdade Metropolitana, totalizou uma carga horária de 80 horas.
3. ETAPAS DA PESQUISA
3.1
OBSERVAÇÃO
No
primeiro dia de estagio, conhecemos as dependências da Escola Estadual de
Educação Infantil Marise Castiel, na qual desenvolveremos o estagio
supervisionado com as seguintes etapas: observação, participação e regência. Na
fase de observação, apenas observaremos e faremos anotações da mesma. A escola conta
com um corpo docente de 30 professores (as), 18 turmas de alunos (as), 1 sala
para atendimento a crianças especiais, com 2 professoras especialistas. Conta
também com 1 refeitório, 1 parque, 1 brinquedoteca, as salas dos professores,
direção, supervisão, APP (Associação de Pais e Professores), enfermaria,
cozinha, secretaria, recepção e vigia. O horário de chegada dos alunos são 13h30min
e o da saída são 17h30mins. No primeiro dia de observação, observou-se uma
turma de Pré II (4 anos), as crianças estavam bem curiosas e
agitadas por saberem que tinha pessoa nova na sala de aula, logo no inicio da
aula as crianças foram apresentadas a Estagiaria Marilda e que iriam ter com
elas todas as quartas-feiras a presença da mesma. A expressão do rosto de cada
criança era de alegria e curiosidade, a professora Amanda cantou musicas
infantis com os alunos, trazendo a felicidade, tranqüilidade, participação dos
alunos ao cantarem as musicas, depois de terem acabado de cantarem foi feito
uma oração agradecendo a Deus por tudo que proporciona na vida das pessoas. Depois a docente introduziu falando sobre o que estava em
volta da sala, às crianças falaram sobre o reconhecimento das letrinhas e até
podemos observar a importância que deve ter a letra do nomes deles na sala de
aula para aprendizagem dos alunos, foi falado da chamadinha que é importante
também, as cadeiras e tudo que estava na sala de aula eles falaram, depois os
mesmos desenharam e pintaram coordenação motora fina. Logo em seguida as
crianças foram em fila para o refeitório para o lanche delas foram e voltaram
comportadas, depois de lancharem foram para o pula-pula,os pais
chegaram para buscar os filhos. A
importância da rotina é esse depois de lancharem foram para que os alunos
possam saber e aceitar o que é proposto pelo professor dia de quarta-feira é
dia de ir para o pula-pula só não vão se não se comportarem adequadamente. No
segundo dia de estágio a docente fez as atividades de Hábitos de higiene de acordo com a rotina de quarta-feira, teve
o momento do canto, da oração, do lanche e do pula-pula, e foi ensinado aos alunos sobre artistas de
grandes e belas pinturas que existe e existiram no Brasil, e foi trabalhado Artes com eles, pintaram com
lápis, com pincel, mas o importante é que eles aprenderam o que é artes e quem foram os grandes
artistas de belas obras.
No terceiro dia os mesmos aprenderam
sobre a importância da primeira letrinha
do nomes deles. Foi observado que as crianças apesar de serem pequenas devem
ser ensinadas a saber o que é certo e errado, a aprender o saber de acordo com
suas capacidades físicas, biológicas e emocionais, esse dever está nas mãos de
professores que gostam e ensinam por amor, o educador quando escolhe essa área
deve está consciente de que tem um papel fundamental para modificar a vida
dessas pequenas crianças, com certeza existe professores que não comprem com
seu chamado, não tem paciência , não tem carinho e o principal o amor para
transformar pessoas em seres pensantes, críticos, políticos e com opiniões
próprias.Foi proporcionado um saber diversificado através do Estágio de
Observação, sobre como agir na sala de aula, como ser, como existem professores
que amam o que fazem e aqueles que estão cansados, exausto e acabam que
descontando nas crianças, mas ai que entra todo o diferencial para fazer a diferencia e propor o
melhor para cada criança do nosso País.
De acordo com o que se foi observado podemos
avaliar essa forma de ensino como não satisfatória, pois os temas audiovisuais
selecionados, na sua maioria, são de conteúdo de desenho animado e não
aproveitado para a aprendizagem dos alunos, de forma que se torna vazia a
utilização deste recurso.
O lúdico é muito importante na
alfabetização, mas deve-se saber como aplicá-lo para que não se torne apenas
diversão.
Segundo Piconez e Fazenda (1991) os
Estágios Supervisionados” são uma parte importante da relação trabalho-escola,
teoria e prática, e podem representar o elo de articulação orgânica com a
própria realidade.”
3.2
PARTICIPAÇÃO
|
|
Foi proporcionado um
saber diversificado através do Estágio de Observação? Sobre como agir na sala
de aula, como ser, como existi professores que amam o que fazem e aqueles que
estão cansados, exausto e acabam que descontando nas crianças, mas ai que entra
todo o diferencial para fazer a diferencia e propor o melhor para cada criança
do nosso País.
O cuidado com o ambiente físico da escola também é de suma
importância para o desenvolvimento da aprendizagem, pois, como afirmou Portela,
(2001. p. 175):
Tudo na escola deve ser feito para educar.
Tudo. Assim, a sujeira deseduca, o abandono deseduca, a desorganização
deseduca. Por outro lado, a limpeza educa, a organização educa, as paredes
educam, os quadros educam, as plantas educam. Por isso a estrutura física para
mim é importante para a visualização da seriedade do processo e da concepção
que se tem da escola.
3.3 REGÊNCIA
A prática do Estágio na
regência na sala de aula deu- se inicio no dia 25 de Abril, juntamente com a
docente e os alunos propiciaram uma grande
oportunidade de aprendizado à acadêmica Marilda do curso de pedagogia,
de como atuar na sala de aula, quais conteúdos devem ser passados para os
alunos da devida idade, a coerência que deve ter o planejamento que é
importantíssimo para uma prática pedagógica, a metodologia que tem que ser
eficaz e atrativa.
No primeiro dia da
regência iniciei atividades cantando
músicas com os alunos, depois
fizemos a oração para começar a aula os alunos prestaram bastante atenção. Aula
oferecida a eles o ensino dado aos docentes foi o conhecimento de história de
contos que eles interagiram comigo a história do Três porquinhos. O Estágio Supervisionado da
habilitação dos cursos de Pedagogia já é por si só, um desafio.
De acordo com
Pimenta (1997) o Estágio Supervisionado são “as atividades que os alunos
deverão realizar durante o seu curso de formação, junto ao futuro campo de
trabalho”. Depois perguntamos quantos eram os porquinhos eles foram
respondendo a pintura oferecidas a eles e ficou muito divertido. Neste dia
teria reunião com os Pais, seria as entrega das atividade do bimestre.
Nos segundo dia de aula começamos com musica e uma pequena oração a aula seria de ciências a importância do higiene
bocal foi dinâmica e todos poderá aprender um pouco mais, depois foram escovar
os dentinhos que muito importante para o higiene dental. No terceiro dia com a chegada dos alunos as
atividades foram com musica e oração, neste dia a aula era de
matemática, conhecendos os números de 0 á 10, ficaram empolgados e
participativos, com uma historia do livro de pano. No quarto dia
falamos a importância do meio ambiente de
preservar o nosso planeta terra, quando o lixo que nós jogamos no chão, sendo
na escola, no pátio ou mesmo em casa. As crianças ficaram bem participativas,
nós caminhamos com eles para o pátio para encontra lixos que estavam no espaço
da escola ficou super interesante a aula sobre meio ambiente ,achamos copos de
plásticos, garrafas de pet e também lata de refrigerante. Ah! isso a professora
Marilda tinha colocado antes no pátio da escola.
No quinto dia começamos as
atividades com as crianças, depois cantamos fizemos a oração, começamos a aula
contanto uma história do alfabeto, cada um tem uma família como nós, atividade
foi um banco foi bem dividido terminando
a aula, resolvemos ir para o pátio escrever o nomes dele com giz no chão depois
poderá brincar, então voltando lavamos a mão parar irmos lanchar, voltamos para
sala para esperar os pais. A utilização dos recursos visuais
(cartaz, fotos, etc.) auxilia muito o trabalho do professor e facilita a
absorção do assunto abordado. No que se refere à
formação, não apenas dos professores, mas de todos os profissionais que
vivenciam o ambiente escolar, entende-se que a postura de buscar formar-se e
informar-se está relacionada diretamente a um investimento pessoal, que visa a
construção, também de uma identidade profissional, como afirma Nóvoa (1992, p. 25):
[...] estar em formação implica em investimento pessoal, um
trabalho livre e criativo sobre os percursos e sobre os projetos próprios, com
vistas à construção de uma identidade, que é também, uma identidade
profissional. No caso da formação docente, o desenvolvimento profissional,
significa produzir a profissão, estimulando o desenvolvimento autônomo e
contextualizado pois, profissionais competentes tem capacidade de
auto-desenvolvimento reflexivo. O que viabiliza a reconstrução constante e
permanente da identidade do professor.
Essas questões sobre
formação docente estão intrinsecamente relacionadas à qualidade na educação,
pois como diz, Bruno; Almeida e Laurinda (2006, p. 25).
A discussão sobre formação docente é antiga
e, ao mesmo tempo atual [...] a formação de professores tem se apresentado como
ponto nodal das reflexões sobre qualidade do ensino, evasão e reprovação [...]
por seu significado de ampliação do universo cultural e científico daquele que
ensina, dadas as necessidades e exigências culturais e tecnológicas da
sociedade.
CONCLUSÂO
O estágio proporcionou análise de
observação como um profissional é na prática, adquire uma melhor forma de
interpretar a realidade no âmbito escolar e assim entendendo a sociedade como
um todo, podendo avaliar a si próprio como futuro professor e revendo algumas
práticas educacionais. O mais importante seguir é uma teoria de aprendizagem de
grandes educadores e estudiosos da educação ou tendo a nossa própria teoria de
como educar com êxodo um ser humano ensinando valores morais, ética e
possibilitando vários saberes na educação. Por meio estes, pôde ter colocado
tudo o que aprendemos na pratica e percebemos como é gratificante está ajudando
de alguma forma às professoras e principalmente as crianças, também é de grande
aproveitamento para o conhecimento das acadêmicas como futuras professoras.
Participar como sujeitos de construção de pensamentos, valores, é uma forma de
amor, competência, consciência e profissionalismo. O estagio proporciona tudo
isto e também uma experiência vivida na sala de aula com os alunos,
professores, gestores e pais.
Na visão de Fazenda (1991) “o Estágio Supervisionado traz em si uma
expectativa de quadro final, no qual todos os problemas e deficiências
apresentados durante o curso têm uma chance de ser pelo menos discutidos. Apesar de as professoras atuantes no local do estágio
saberem e conhecerem a sua fundamental importância, pois passaram pela mesma
situação, criam grandes dificuldades para os estagiários na sala de aula. Elas
não querem permitir que outra pessoa conduza seus alunos e se sentem ameaçadas.
Com todos esses empecilhos impostos pela
escola, os educando de pedagogia não devem desanimar e nem desistir da prática
da docência, pois educar não tem preço e o carinho que as crianças adquirem
pelo professor, mesmo temporário, é imenso e faz valer à pena o Estágio
Supervisionado. A prática adquirida no Estágio Supervisionado complementa a teoria
da graduação, pois sem essa relação de teoria-prática torna-se difícil
aquisição de conhecimento sobre a docência, por que somente através da prática
o graduando se desenvolve como profissional de licenciatura.
Deve estar fundamentada na
busca por ensinar e não apenas transferir conhecimentos como se fosse “pacotes
sucateados” como cita Demo (1992, p. 153):
[...] ensinar já não significa transferir pacotes sucateados, nem
mesmo significa meramente repassar o saber. Seu conteúdo correto é motivar o
processo emancipatório com base em saber crítico, criativo, atualizado,
competente. Trata-se, não de cercear, temer, controlar a competência de quem
aprende, mas de abrir-lhe a chance, na dimensão maior possível. Não interessa o discípulo, mas o novo mestre.
Entre o professor e o aluno não se estabelece apenas hierarquisação verticalizada,
que divide papéis pela forma do autoritarismo, mas sobretudo confronto
dialético. Este alimenta-se da realidade histórica formada por entidades
concretas que se relacionam de modo autônomo, como sujeitos sociais plenos.
REFERÊNCIAS
___________, Ministério da Educação.
Referencial curricular nacional para a educação infantil: estratégias e
orientações para a educação de crianças com necessidades educacionais
especiais. /– Brasília: MEC, 2000. 22 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/eduinf_esp_ref.pdf.
Acesso: 23 de abril de 2012
___________,LEI DE DIRETRIZES E BASE DA
EDUCAÇÃO NACIONAL
DISONÍVEL
EM HTTP.\\arquivos pdf\ldf\ldb.pdf.acesso em 25 de abril de 2012
FAZENDA, Ivani Catarina
Arantes... [ET AL.]; PICONEZ, Stela C. Bertholo (coord.).
A
prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus,
DEMO,Pedro.Desafios modernos da
educação.Petropolis:Vozes,1993.
NÓVOA.António(coord.).Os professores e suas
formação: Lisboa:publicações Dom Quixote/IIE,1992.
obrigado foi de muito ajuda
ResponderExcluirajudou mim
ResponderExcluirgostei bastante
ResponderExcluirlegal..
ResponderExcluirótimo blog, aboradaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim escola infantil zona norte sp em que trabalho, gostei
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